sábado, 18 de outubro de 2014

PIMENTA BIQUINHO E AZEITONA




NÃO ARDE! - NÃO CONTÉM GLÚTEN


Uma delícia de tira gosto, sabor doce (não arde). Excelente tempero para culinária!

A pimenta biquinho têm sabor marcante, porém sem queimar a boca, por não ter o ardor característico desse tipo de especiaria, tem conquistado fãs em Minas Gerais e por todo o Brasil . A reação das pessoas, aliada às várias formas de aproveitamento da especiaria, seja em pratos salgados ou doces, reforça seu potencial. Dá para comer como um morango.

Este novo tipo de pimenta pertence a espécie da capsicum chinense, muito comum no Brasil e muito encontrada em Minas Gerais.

Serve como um bom petisco, vai bem em saladas e como acompanhamento de pratos. Como a pimenta biquinho não arde, pode ser consumida até por crianças. Além disso, é bonita e enfeita os pratos e saladas. O fruto é uma baga, lembrando uma cápsula. Apresenta grande variedade de formas, tamanhos e colorações. A coloração dos frutos maduros é vermelha, mas pode variar desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho e roxo até preto. O formato varia entre as espécies. Há frutos alongados, arredondados, triangulares e retangulares.

Tanto em conserva quanto fresca, as pimentas biquinho combinam com pratos agridoces, como salada de manga, chutneys ou geléias de pimenta (pura ou combinadas com outras ardidas). Nas saladas de folhas verdes e ardidas, elas oferecem ótimo contraste. Rúcula, agrião e mostarda são gostosas opções. Também podem ser usadas como aperitivo, pura. Sem as sementes e picadas, podem ser empregadas, junto com outras pimentas ardidas, para dar cor sem tornar o prato muito picante.

Informação Nutricional
Porção de 15g (1 colher de sopa)


Quantidade por porção %VD*
Valor energético 5 kcal = 21 kJ 0
Carboidratos 0,6 g 0
Sódio 214 mg 9
"Não contém quantidade significativa de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar".
(*)Valores Diários de Referência com base em uma dieta de
2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

A azeitona é um fruto produzido pela árvore conhecida como oliveira.

Sua cor pode variar, podendo ser verde, preta ou rosada.

Além de ser consumida ao natural é utilizada para a produção do azeite de oliva.

A azeitona possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentor o bom colesterol no organismo.

É um alimento muito calórico, sendo que 100 gramas de azeitona possui, em média, cerca de 145 calorias.

A azeitona possui as seguintes vitaminas: A, C, B1 e B2.

Possui também sais minerais, tais como, fósforo, potássio, sódio e silício.

Os tipos mais consumidos no Brasil são: azeitona preta, azeitona portuguesa, azeitona verde e azeitona chilena.

É muito utilizada em diversos pratos da culinária, principalmente, dos países mediterrâneos (Portugal, Espanha e Itália).


UMA DICA: LAVA BEM PARA TIRAR BASTANTE O SÓDIO SE ESTIVER EM CONSERVA.

BJU DA ALÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário