segunda-feira, 20 de outubro de 2014

KETCHUP, MOSTARDA OU MAIONESE....?










Ketchup e Mostarda. O consumo frequente é saudável?


Em algumas regiões do país, os fãs de uma boa pizza não vivem sem ketchup e mostarda. O clássico acompanhamento dos hot-dogs e dos hamburgers também faz sucesso em salgados, sanduíches naturais e até na salada. No entanto, será que o seu consumo frequente é saudável?
De acordo com a nutricionista Sabrina Longui, da Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo, até certa medida e sem exageros, sim. Segundo ela, ambos apresentam pelo menos uma grande vantagem em relação à maionese e a molhos como o barbecue: o valor calórico. Enquanto uma colher de sopa de maionese pronta, por exemplo, tem em torno de 40 calorias, a de mostarda oferece menos da metade  –17 calorias –,  e a de ketchup não muito mais: 22,5 calorias.
A presença do tomate na fórmula desse último ainda garante alguns benefícios nutricionais, como o antioxidante licopeno – que retarda o envelhecimento das células e previne o desenvolvimento de tumores – fibras, minerais e vitaminas A e C. No caso da mostarda, é feita a partir de sementes ricas em proteínas, ômega-3 e selênio – também um antioxidante.
A cor amarelo brilhante do molho de mostarda tipo americano, o mais consumido pelos brasileiros, deve-se ainda à adição de açafrão-da-terra em pó. Também conhecida como cúrcuma, a substância, de origem indiana, protege o fígado e é um ótimo digestivo.
O problema do ketchup e da mostarda que chegam à nossa mesa é que geralmente são produtos industrializados. Ou seja, a par de seus bons nutrientes também recebem doses de sódio, conservantes e de condimentos fortes. Se ingeridos em excesso, podem irritar o estômago e piorar os sintomas de gastrite. “Quem tem esse tipo de problema precisa moderar ou até evitar por completo o consumo de mostarda e de ketchup”, diz a nutricionista.


BJU DA ALÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário